Técnicas para uma boa assembleia

É difícil conhecer alguém que aprecie tomar parte das reuniões condominiais. Via de regra, esses encontros podem ter ares de guerra declarada, ou de um drama sem fim. Mas esse modelo pode, sim, ser quebrado.
É importante frisar que, para a assembleia transcorrer tranquila e sem muitos sobressaltos, o ideal é que haja uma preparação adequada para o encontro, tanto por parte do síndico, como por parte dos moradores.
Daí a importância de se disponibilizar todo o material possível antes da reunião – para que a grande maioria já chegue informada e embasada para fazer suas perguntas.
Na assembleia
É extremamente importante que, ao começar a reunião, os presentes ali firmem alguns combinados. Com esse pacto, fica decidido o que se pode ou não fazer naquele espaço. É importante lembrar que os combinados devem ser partilhados por todos os presentes, e não serem impostos por alguém, seja o síndico ou o presidente da mesa.
Também vale lembrar que o presidente da mesa deve ser alguém que se sinta confortável nesse papel, e não porque os outros presentes acham que ele deva ser. Afinal, é o presidente da mesa o responsável por manter a assembleia nos trilhos, e isso não pode ser um peso para a pessoa, que deve ser objetiva e educada.
Veja abaixo alguns combinados que podem ser propostos:
- Celular desligado ou no silencioso – para atender fora da sala;
- Para pedir a palavra, levante a mão;
- Vamos seguir o que está na pauta;
- Cada um tem no máximo “x” minutos para falar, por vez;
- Não interrompemos o outro;
- Assuntos pessoais ou fora da pauta serão discutidos em outro momento;
- Colocar um tempo para cada tópico da pauta ser discutido.